Skip to content

Volta, Mundo Blogueiro

20/09/2011

Hoje venho à cá fazer uma crítica sobre Blogs. Acredito que o momento seja oportuno, afinal, Barbaridades está a poucos dias de completar 1 ano de existência, e nesse tempo, tenho fé nele de que agiu a lá SBT. Calma, sem susto! Barbaridades persiste da maneira que começou, assim como SBT, a qual não entrou na tosquisse Globo X Record. SBT continua com sua linha de programação, mesmo que uma porcentagem gritante dela não seja de meu interesse, é um mero exemplo, lá persiste do mesmo modo de sempre, com sinceridade, sem ser comprada por ninguém. A tal da sinceridade encontra-se no jornal, que devo admitir, desconheço o nome, mas este expressa a real opinião e informação, diferente de Globo e afins. Se SBT é comprada em outro quesito de algum modo, desconheço e não interessa agora. Acredito que este blog, segue o citado. Refiro-me ao fato de que persiste com a linha da opinião própria, de relatos pessoais originais, desabafos sinceros, e o mais importante de tudo, honestidade para com meu gosto, seja em qual segmento for. Não sou muito adepta a classificações, porém me atrevo a classificar Barbaridades como um Blog a lá diário virtual. Isso me agrada profundamente! Adoro falar de mim, e se isso soar egocentrismo, não foi a intenção.

Um ponto peculiar do Barbaridades é a falta de interatividade para com outros Blogs. Isso às vezes me traz um auto-questionamento se ruim, bom ou mesmo indiferente… Não acho que seja ruim no ponto em que precisa-se de inúmeros comentários para ter uma motivação de continuar minhas meras publicações, não preciso. Me motivo com a minha vida, minhas aspirações, apreciações e inconformidades. Isso é suficiente para mantê-lo vivo. Porém o suficiente é algo mediano, mediano é algo ruim, e isso remete ao lado de que é ruim. Afinal, tal interação traria talvez críticas que me ajudariam a melhorar, sugestões que me influenciariam a ousar e elogios que sabe-se lá me motivariam a publicar insaciavelmente. Chegamos ao ponto em que estou na balança no quesito ruim, e isso torna tudo indiferente pelo meu desconhecimento de como deve ser essa interatividade. Tenho visitas diárias com números consideráveis, mas estas não são o real termômetro para medir a que ponto Barbaridades chegou nesse 1 ano. Acredito que tenha sido de evolução própria, pessoal… Agora quem sabe ele esteja, enfim, pronto para crescer. Isso tornou-se uma reflexão, voltemos ao foco.

Nos últimos dias, iniciei uma caça a Blogs a lá diários virtuais, com suas barbaridades particulares e sinceras. Encontrei muitos, muitos, e vi que não estou só. Vi que os anos 2000 blogais, vividos inclusive por minha pessoa, ainda existem espalhados na esfera chamada blogosfera, com a verdadeira essência de um blog. Originalidade! Essa época a qual me refiro foi de fato minha fase pré-adolescente e leitora de Atrevida, Capricho, Smack e afins. Tive finitos blogs, os quais eu daria tudo para poder lê-los novamente, porém ao que google indica, não existem mais indícios de suas meras existências. Levavam nomes que não merecem ser compartilhados, mas são fases da vida. Onde estávamos? Essência, originalidade… Certo. Voltando ao foco novamente. Nos últimos tempos os Blogs popularizaram-se e acabaram, inclusive, tornando-se um modismo virtual. Não sou contra modismos a partir do momento em que você se agrega a ele por real interesse, e não porque todo mundo o faz, gosta, pensa e age. Portanto, esse modismo foi interessante. Hoje vemos Blogs extremamente dignos de ‘perda de tempo’. De culinária à moda, decoração à maquiagem, celebridades à fotografia. Acho isso o máximo! Poder expressar nossas opiniões, compartilhar achados, protestar, contestar… Inclusive, estamos vivendo a era das redes sociais. Novidades rápidas à lá twitter, informações práticas e mastigadas, curiosidades instantâneas e vida agitada. Porém, todavia, contudo, a tal da questão do Blog tornou-se um tanto quanto questionável nos últimos tempos. Perdeu-se a essência. Aquela originalidade que tanto citei nesse parágrafo. Que pena! O Blog é um espaço precioso. Podemos falar sobre o que nos for conveniente, expressar nossas opiniões sejam elas quais forem. Estamos livres para criar, sermos originais, autênticos, sinceros. Uma verdadeira forma de liberdade de expressão. Mas, o tal do modismo… Por que cargas d’água o lado ruim sempre aparece? De repente tornou-se cool na Web ter um Blog, especialmente de moda. A pequena falha disso tudo segue a linha do Ctrl c + Ctrl v. Eu adoro blogs de moda, visito alguns diariamente. Adoro moda, já falei de moda aqui, vou continuar falando quando bem entender. Mas a tal da cópia não dá, minhas caras, não dá! Virou cool gostar de moda, portanto nem sabe-se bem se tais autoras realmente gostam do assunto. Mas vamos nos restringir as que gostam de fato. Diariamente inúmeros desses blogs de moda publicam a mesma tendência. Isso não é ruim. Ruim é visitá-los e encontrar a mesma opinião, a mesma ideia, as mesmas fotos, os mesmos vídeos. Onde foi parar a tal da originalidade? Em poucos! É claro que é cool ter um Blog. Mas que seja autêntico enquanto suportar, assim não sendo, não dá. Cool é ser criativo, original, sincero, ter opinião própria, gostos honestos. De repente gostar de algo que é modismo automaticamente passa a ser encarado como algo ruím. Simplesmente porque grande parte que passa a gostar, o faz apenas por ser um modismo.

Blog virou uma profissão. Acho isso incrível, mas a partir do momento que você se restringe a expressar alguma opinião por algum patrocinador, ou seja lá o que for, perdeu-se novamente a essência de um blog. Quem me dera ter como profissão ser blogueira. É algo que adoro fazer. Para falar a verdade, tenho isso como profissão, e antes que pensem que encaro Barbaridades como um trabalho, não, não é a este que faço referência, e sim outro Blog o qual sou redatora e que não cabe nesse desabafo.

Fuçando a Blogosfera, deparei-me com desabafos de Blogueiros que defendem o bom uso de um blog, e um inclusive, que existe por essa única causa. O nome já diz tudo: Volta, Mundo Blogueiro! Por mais interatividade, originalidade e autenticidade,  “foi criado com intuito de unir na internet blogueiros que possuem um antigo intuito na internet: compartilhar opiniões independentemente qual seja ou sobre o que seja, conhecer pessoas, etc.”. Vim aqui divulgar, mesmo que atrasada.

                                                                              

No comments yet

Deixe um comentário

