Skip to content

Vale a pena ver de novo: Titanic

21/04/2012

Acho difícil, talvez quase impossível, lembrar de todos os filmes que assistimos na grande tela por nossa vida toda. Talvez ainda mais, recordar do primeiro assistido nos cinemas. Porém eu me recordo do primeiro que vi. Da primeira vez que entrei naquela sala infestada de poltronas. Da primeira pipoca gigante e tudo o que me faria ser apaixonada por frequentar tal lugar. Não tenho ideia do primeiro longa metragem que vi na minha vida, mas lembro-me perfeitamente, mesmo que com alguns flashes, do primeiro que me levou aos cinemas. Titanic. Pelas minhas contas foi aos 5 anos de idade, e fui acompanhada de pais, irmã e minha adorada Vovó, Ignês. Minha memória da infância parece ser bem seletiva e fantasiosa. Fantasiosa na maioria das vezes porque minhas recordações são baseadas em fitas de vídeo e fotografias ou histórias contadas. De tanto vê-las ou ouvi-las, acabo às vezes por achar que realmente lembro da cena, do momento… É como ler um livro. E a seletiva, é aquela que não é devido a relatos detalhados, nem frequentes, muito menos acompanhados de imagens para ilustrar cenas na cabeça. Mas existem flashes, cenas que são muito bem guardadas e bem selecionadas. Uma delas é assistindo a este filme, porém muito vaga, admito. Lembro-me especialmente de uma. Eu tirando um cochilo no meio do filme no colo da minha vó! Eu realmente não devia ter sido seduzida pelo Leonadro Dicaprio naquela época. Meninos, Blé! Felizmente mais uma oportunidade de assisti-lo no cinema e com algo que provavelmente com meus 5 anos teria deixado-me de olhos estalados, a terceira dimensão, apareceu.

Já assisti Titanic incontáveis vezes. Nunca por minha livre e espontânea vontade, ou seja, indo à locadora. Mas canais de filmes com uma frequência leve e não enjoativa a lá sessão da tarde me traziam-no outra e outra vez e todas o assisti, sem mudar de canal. Sempre fui encantada pelo filme e na minha cabeça, seria impossível conhecer um ser singular que não tivesse assistido a tal e com orgulho de contar essa proeza. Eis que encontrei essa peculiaridade, e foi mais uma motivação para pagar alguns mangos a mais por ser um clássico de volta às telonas.

Bom, como não posso mais dizer frases do tipo “você que, com certeza, viu o filme…”, não irei generalizar. Mas caso tenha-o visto e tenha uma apreciação por tal, recomendo e insisto deslocar-se ao cinema para vê-lo novamente. Ando adorando essa nova onda de clássicos voltarem em 3D, tipo O Rei Leão, e Titanic fez jus a essa tecnologia… E como fez! É arrepiante assistir esse filme nessas condições, especialmente a cena em que o grande vai abaixo. Chorei, chorei, em várias cenas para variar e tive novamente a certeza de que Johnny Depp fez a escolha certa em recusar o convite para ser o protagonista, pois Leozinho nesse personagem está implacável, que me desculpe meu amor. Leonardo Dicaprio sempre me deixa maravilhada com suas atuações. Desde sempre foi visível o talento do moço, além da bela e doce aparência, ele impressiona em um de seus primeiros filmes que, aliás, lhe resultou em uma indicação ao Oscar. Ao lado de Depp ele foi simplesmente incrível em What’s Eating Gilbert Grape, de 93. Três filmes dele me fazem não ter dúvidas de que não é apenas o ex da Gisele e um rostinho lindo. Além dos já citados, o filme A Ilha do Medo – inclusive já fica como dica e traz de brinde Mark Ruffalo. Enfim, Rose e Jack são clássicos e merecem uma segunda chance. Vale muito a pena assistir Titanic nos cinemas, mesmo que pela segunda vez… Mas é ciclo vicioso. Estou me controlando para não ver de novo. Mas pode valer só por ver Jack Dawson em 3D esperando por você no topo da escadaria!

No comments yet

Deixe um comentário

