Skip to content

The Artist

06/07/2012

Apaixonada que sou por filmes antigos, não deixaria de assistir O Artista. Um filme de 2011, entretanto preto e branco, mudo e que de quebra levou 5 Oscars. Queria muito ter visto nos cinemas, porém por algum acaso não o fiz. Lembro que na mesma época estava passando a Invenção de Hugo Cabret, e esse acompanhei em 3D, mas isso é assunto para outro dia, mesmo que muito adiado. Entretanto, agora nas férias, meu pai resolveu locar ambos, e enfim fiquei de frente com O Artista.


Quando começou aquela coisa de apenas uma música de fundo, gestos a serem interpretados, falas imaginárias na nossa cabeça relembrando os filmes de Charlie Chaplin, parecia que logo deveria surgir falas e cores. Tudo de mudo que assisti até hoje foram os filmes de Chaplin, e poucos inclusive, como clássicos a lá Tempos Modernos, o que é ainda mais clássico para aqueles que cursam Administração, é tipo um Chiavenato da vida. Necessário para iniciantes, apesar de logo tornarem-se antiquados. Enfim, isso é tudo que recordo de calação assistido até então. Mas logo fui me acostumando, a história foi ficando mais interessante e o cachorro ainda mais fofo.

Por tratar-se de um filme mudo muitos devem acreditar que deixa-se entediar durante, porém não é a toa que O Artista levou 5 Oscars e boas críticas. A história envolve algo totalmente relacionado com o fato do filme ser mudo, foi uma ligação especial, e o filme torna-se especialmente interessante para cinéfilos. Aquela passagem do cinema mudo apoiado em gestos, tão garantido, para aquele com falas, tão inimaginável. A história é envolvente, e uma das reflexões que me trouxe é a questão da mudança, a qual nem sempre se está aberto. A tal da evolução, o que faz-se tão presente no que vivemos hoje diante de novos botões. Mudanças são necessárias para se evoluir e é preciso ter a cabeça aberta, mesmo que assim não queira. As coisas mudam! Basta adaptar-se, afinal nem foi preciso O Artista falar, ele apenas dançou conforme a música, literalmente.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: