Skip to content

Planejando um intercâmbio

11/11/2013

É, eu subestimei o trabalho que pode dar uma viagem para o exterior, mas sinceramente, é muito mais divertido planejar isso do que eu imaginava. É um corre pra lá atrás de documentação, são mil check lists espalhadas em arquivos no word, agendas, diário e papéis aleatórios, mil abas do google chrome abertas com informações sobre políticas de outros países, visto, acordos chatos e vacinas obrigatórias, contas e números no papel com orçamentos e planejamentos de gastos, roteiros de viagens com mil e uma possibilidades, ligações, alternativas e opções, rascunhos com dica daqui e dali que você vai coletando conversando com várias pessoas e aprendendo com o que lê na internet, e por aí vai… De repente você até que começa a ficar expert no assunto.

Mesmo ainda um pouco leiga nisso tudo, quero registrar cada etapa, e essa do planejamento é essencial. Como é só nisso que estou fixada no momento, resolvi compartilhar.

Primeiro de tuuudo nesse mundo tenha na cabeça o porquê você quer fazer um intercâmbio. Quer desenvolver o inglês? Juntar dinheiro? Quer viajar e conhecer o mundo, na aloka assim? Quer ter mais conhecimento relacionado ao curso? Quer que seu currículo fique fodástico? Depois de passar por uma fase em que eu apenas tinha decidido que queria fazer um intercâmbio e ficar um tempo fora, e pensava em, por exemplo, fazer mobilidade acadêmica, eu vi o quanto ter um objetivo claro do porque fazer é essencial, e aí ver que tipo de intercâmbio se encaixa nisso e que pode corresponder às suas expectativas.

E foi há um tempinho atrás que comecei a refletir sobre o momento que estou hoje comigo mesma, com meus sonhos e aspirações e o quanto sei de fato o que quero fazer na minha vida. Hoje não tenho dúvida alguma de que o que escolhi será a experiência ideal para mim no momento. Meu intercâmbio vai ser pela AIESEC, uma organização estudantil que trabalho como voluntária desde que entrei na Universidade, em 2011. Convivi esse tempo todo com pessoas que tiveram a experiência de realizar um intercâmbio social, trabalhando em ONGs, escolas, e realizando projetos incríveis. E não foram apenas pessoas que foram para outro país, mas também outras tantas de vários lugares do mundo que vieram para Maringá com o mesmo objetivo. Os projetos duram de 6 à 12 semanas, mas como pretendo ficar 6 meses fora, farei 4 projetos durante esse período em países diferentes, começando em Janeiro de 2014. Não, ainda não sei meu primeiro destino, nem segundo, nem terceiro muito menos o quarto. Mas em breve, muito breve, ao menos o primeiro vai ser compartilhado aqui, e claro, no diário de viagem que já começou. É possível se apaixonar por um diário? Escrever fica mil vezes mais empolgante nele, sério!

IMG_5211

Bom, e isso é só a primeira e primordial etapa para fazer um intercâmbio. Logo volto com as próximas!

No comments yet

Deixe um comentário

