Skip to content

Googler por um dia

13/12/2013

Se me dissessem há dois meses que eu conheceria a sede do Google no Brasil, eu sinceramente não acreditaria. Pode soar clichê por ser a empresa dos sonhos de milhões de jovens (e isso não é um número à toa, mas sim baseado no número de currículos que costumam receber), mas depois que entrei na faculdade, trabalhar no Google começou a se tornar um dos meus objetivos profissionais. E esse sonho recém plantado dentro de mim, de um ano para cá começou a ser mais forte. Escutar a diretora de Recursos Humanos do Google no Youth To Business ali na minha frente, assistir ao filme Os Estagiários… O estopim, no entanto, foi há pouco mais de uma semana quando conheci tudo aquilo de pertinho.

Tudo começou com um desafio surgido graças a parceria do Google com a AIESEC. Restrito para os membros da organização, o proposto era traçar um plano de ação sobre Educação Digital no Brasil. Eram necessários 5 slides explicando o plano em curto e longo prazo, além de um vídeo de 3 minutos, tudinho em inglês. A oportunidade bateu na minha porta duas vezes. Não tive tempo de mandar na primeira data limite, mas estendido o tempo, enviei na segunda. 20 pessoas teriam os projetos escolhidos pelo Google e ganhariam um dia conhecendo a empresa, assistindo palestras e workshops. Para a minha felicidade, fui uma delas. Fiquei sabendo que havia ganho chegando em casa com um cartaz pendurado: “Parabéns, Google Girl”. Eu apenas surtei sozinha.

Google ainda me presenteou com minha primeira viagem de avião. Aproveitei para passear em São Paulo durante o dia e a noite todo mundo se encontrou no hotel. Pessoas de Manaus a Rio Grande do Sul, e lá descobrimos que haviam mais 10 pessoas que passariam o dia com a gente, mas estavam em processo seletivo. A ficha de ninguém parecia cair. No dia seguinte todo mundo acordando cedinho. O hotel era bem próximo ao Google e 8h30 estávamos lá embaixo do prédio mais lindo que já vi. No início simplesmente parecia algo surreal estar prestes a conhecer algo que me parecia tão distante, por mais que eu sonhasse em um dia trabalhar lá. Não levei minha câmera e acabei tirando fotos apenas do celular, por isso ficaram péssimas. Mas o escritório do Google no Brasil é igualzinho o que é mostrado em algumas matérias. Para quem quiser ver, esse vídeo abaixo mostra tudinho. Só digo: é a empresa dos sonhos – e do presente e futuro!

Eles valorizam muito a diversidade, não restringem ninguém por conta do curso de graduação, são lindamente globalizados, e por mais que toda empresa tenha como objetivo o lucro, o Google tem missões e um estilo e cultura organizacional que traz todo o sentido para o que fazem. Toda quinta-feira tem happy hour para quem trabalha por lá, é comida à vontade o dia todo, tem academia, massagista, estúdio, mesa de ping pong, teto estrelado… É bem impossível ficar desmotivado em um lugar desses. Mas repetindo, o que mais me encantou no Google foi algo que eu não conhecia muito bem. Vai muito além de um escritório incrível e inspirador 24h por dia e comida for free. É por ter um motivo para fazer tudo aquilo, por valorizar muitas outras coisas importantes, por buscarem o diferente e principalmente, buscarem impactar a vida das pessoas ao redor do mundo. A cultura deles é apaixonante e ser uma Googler por um dia foi algo inesquecível!

Além de apresentarem os vários andares com ambientes encantadores, eles explicaram como trabalham por lá, desmistificaram algumas coisas que as pessoas acham que acontece no Google, admitiram que são muito mimados, sim, mas trabalham MUITO, falaram até mesmo do filme Os Estagiários e não, o programa de estágio não é como no filme, mas as filmagens foram feitas no Google mesmo. Falaram das oportunidades de trabalho e como funcionam, explicaram um dos principais serviços deles, e a parte mais UAU! de todas foi sermos divididos em grupos e termos apresentado para seis pessoas do Google a solução para um caso, vendendo o serviço DELES para ELES. É, foi algo surreal para mim. Eu saí de lá inspirada e com vontade de fazer muuuuuuuuuita coisa. Preciso finalizar comentando também que ganhei um kit do Google, com bolsa, chaveiro, caneca, lápis e uma meia. Sim, uma meia do Google!

1501820_677212945663448_735057243_n

1468566_719664438045490_346974182_n

1461777_677212675663475_2012263160_n

1472801_677215108996565_1556604982_n

Quem sabe um dia, não seja apenas um dia de Googler!

No comments yet

Deixe um comentário

