Skip to content

as primeiras impressões

20/01/2014

Ainda faz menos de uma semana, e eu já estou sentindo o apertinho no coração que vai ser deixar esse lugar lindo e essas pessoas tão acolhedoras e queridas. Ainda faz menos de uma semana e eu já tenho tantas histórias para contar.

Eu lembro quando decidi que iria fazer intercâmbio, contei para meus pais e preparei aquela apresentação no Prezi para convencê-los de que deveriam me deixar ficar longe por 6 meses. Lembro quando comecei a pensar nos lugares que gostaria de fazer os 4 projetos sociais. Agora estava dando uma bisbilhotada nas primeiras páginas do meu diário e Tunísia nem era uma das opções que eu havia colocado. Logo que decidi que iria realmente fazer o intercâmbio, eu nem sabia direito que Tunísia existia. Pois é. Descobri mesmo quando duas amigas minhas fecharam com vagas daqui, e um interesse se despertou rapidinho em mim. Só não imaginava mesmo como seria, e eu estou sendo surpreendida a cada dia. Dando risada em cada minuto.

Foi descer no aeroporto que tudo já começou a mudar. Só escritas em Árabe e Francês. “Meu Deus, eu realmente estou aqui!”, foi o que começou a passar na minha cabeça. Passar pela imigração foi muito tranquilo, só olharam o passaporte e uma ficha que preenchi com dados básicos, onde por sinal já estava escrito em  árabe, e pronto. Cá estava eu. Peguei minha malinha sã e salva, e meu novo querido amigo Aziz, que inclusive foi quem fez minha entrevista, estava nos esperando. Logo chegaram o Presidente, Diretor de Comunicação e outro membro da AIESEC daqui para nos buscar. Nesse intervalo de tempo já foi possível perceber que era realmente verdade a história de que todo mundo fuma, e em lugar fechado. Simplesmente todos fumam aqui e da para contar nos dedos de uma mão quem conheço e não é um adepto. E é em TODO lugar! No carro, na casa, balada, bar e claro, no café. Em cada esquina tem um basicamente. Minhas roupas já estão com o cheiro impregnado e cheguei ao ponto de nem perceber mais o cheiro.

Tudo que eu ouvi falar foi se confirmando de pouco em pouco. Além do tal do cigarro ser aceso de minuto em minuto, teve o trânsito. Eu sinceramente não sei nem como explicar como funciona isso por aqui. Deve existir alguma sinergia natural, porque para mim não faz sentido não acontecer acidente algum da maneira que é. Não existe sinal, não existe preferencial, não existe rua só para ida ou volta, e não importa o quão estreita for. Se você quer estacionar no meio da rua, só vai. Cinto? Juro, é uma loucura sem igual, e isso virou um divertimento para mim toda vez que saio. Meus amigos dão risada dos “Oh my God” que solto durante qualquer passeio, mas por incrível que pareça, eu me sinto segura, mesmo vendo um quase acidente do Trem com um carro na minha frente.

IMG_9190

IMG_9194

O primeiro destino que chegamos, mal imaginaria eu, era algo que seria rotineiro todos os dias. O café mais fofo desse mundo, com o dono mais querido que pode existir, meu Host Haithem (casa que estou hospedada). É o Cook’n’co, o Central Perk de Tunis. Lá é o ponto de encontro de todo mundo, especialmente dos meus novos amigos e membros da AIESEC. Preciso falar sobre o quão queridos todos são. Atenciosos em todos os sentidos, protetores e pacientes, muito pacientes, afinal, três brasileiros, uma coreana, uma mexicana e duas chinesas juntas não é tão fácil. A loucura mesmo e outro fato que acho engraçado, é a mistura de línguas que convivo todo tempo. Todos os jovens que conheci falam Árabe, Francês e Inglês, então cada hora é uma língua diferente. Além disso, tem brasileiros, chineses e uma mexicana aqui. Dá para imaginar como minha cabeça já está enlouquecendo.

IMG_9004

IMG_9148

Eu e a Fernanda estamos em uma casa de família, que como já comentei, é a casa do querido Haithem. A mãe dele é um amor de pessoa. Ela sempre surge com comidas típicas e toda manhã com a mesa do café preparada. Já nos deu a oportunidade de experimentar vários pratos típicos, mas eu sinto em dizer que não sei como escrever o nome deles. Nossa comunicação é bem complicada porque ela não fala inglês. Mas por mais que seja difícil, nos esforçamos tanto para se compreender que no fim tudo dá certo. É tipo comunicação por gestos e coração, sabe?

IMG_9018

IMG_9013

IMG_9051

IMG_9066

IMG_9067

IMG_9008

IMG_9049

IMG_9079

IMG_9081

IMG_9091

IMG_9094

IMG_9120

IMG_9119

IMG_9128] IMG_9135

IMG_9139

IMG_9140

Tunis é simplesmente GIGANTE e linda. Tudo aqui é branquinho e a vegetação é linda com coqueiros por todo lado. Já visitamos a feirinha típica, fomos em um hotel que lá de cima proporciona uma vista privilegiada, a casa que todo Presidente costumava morar, um café onde o garçom sai com seu narguilé na mão e trabalha simplesmente assim, fumando, e outros dois lugares que preciso dar mais detalhes. O primeiro se chama Plug, uma balada + bar que parece um castelo e fica no meio da praia. É um dos lugares mais incríveis que já frequentei. Primeiro pelas músicas blacks e a maneira que todo mundo dança, e quando digo todo mundo, é no sentido literal. Preciso mencionar que quando fui lá naturalmente rolaram competições de danças entre amigos. Fiquei de boca aberta! O outro motivo por eu ter amado tanto é a vista da janela, da água do mar batendo nas pedras, bem embaixo de você. O outro lugar que fomos se chama Select e é tipicamente árabe. Nunca vi algo igual também. Além de todo mundo fumar e fumar sem problema algum em ambiente fechado, tinha uma banda tocando música árabe e todo mundo dançando. Eu não ia fazer diferente e tentei dar uma de árabe lá no meio. Foi demais! Até ganhamos dos nossos amigos colares de Yasmim, que mesmo tendo durado apenas uma noite, eu nunca vou esquecer dela.

IMG_9174

É muito engraçado quando eu paro para olhar um mapa e caio na real de que estou aqui. Estou simplesmente amando este lugar, e acima dele, as pessoas. Vou levar todo mundo junto comigo dentro da mala!

One Comment leave one →
  1. gabriela permalink
    21/01/2014 4:10 PM

    .é….em clima de novos baianos fi. Eu deixo e recebo un tanto…

Deixe um comentário

