Skip to content

eu deixo e recebo um tanto

24/02/2014

Acho que o mais difícil nessa experiência toda que estou vivendo irá se resumir a palavra saudade, que eu nem sequer posso traduzir para quem tanto já preciso dizer.

I think that the most hard thing in this experience can be resumed in one word: saudade. And I can’t even traduce it for those I already need to tell.

Sou muito sincera ao dizer que não imaginava que conseguiria criar laços e amizades tão fortes em tão pouco tempo. Um pouco em cada canto, e no primeiro, ainda no primeiro canto, eu já senti tantos apertos no coração ao dizer tchau para pessoas que eu preciso reencontrar por aí, algum dia. Eu morei com uma mexicana, com três brasileiros, uma coreana e seis chinesas, na mesma casa, ao mesmo tempo. Foi noite da caipirinha, noite da coreia, noite da china, noite do brigadeiro. Foram momentos em taxis, em cafés, na rua, no trem, no plug, na ONG. Foi indo festival da China, foi furando a orelha, foi na Zara, foi comprando souvenirs e vendo a Lala com 30 sacolas, foi tropeçando no meio da rua, dez vezes ao dia. Foi no Sahara, em Bizerte, em Cartage, em Hammamet, El Jem, Medina, Souk. Foi na praia e no deserto. No nascer e pôr do sol. Foi estando na frente da casa do Presidente em um momento histórico. Foi ao achar fofo o pijama da Lilian, ao ouvir a Jessie cantar, ao escutar o ‘Feaaar’ todas as manhãs, tarde e noites, ao aprender árabe juntas e descobrir tantas diferenças e semelhanças ao mesmo tempo. Foi ao dizer todo dia “La Marsa” e “No, it’s too expensive”. Foi ao se perder, ouvir Ni Hao de todo mundo na rua, centenas de vezes. Não entender o árabe do taxista nem do garçom, ao passar frio, ao se proteger uma a outra, ao ajudar e se preocupar. Ao se reunir na sala, ao cozinhar macarrão com tudo e mais um pouco e morrer pelos brownies.

I’m really honest when I say that I didn’t imagine that I could have so strong friendship in this short term. Everything was so fast and I already feel so sad for saying goodbye for this people that I need to meet again, someday. I lived with one mexican, three brazillians, one Korean girl and six chineses, in the same house, at the same time. We had caipirinha night, korea night, china night, brigadeiro night. Moments in taxis, cafes, in the street, train, at the plug, at the NGO. Going to China festival, doing piersings, our lovely Zara, buying souvenirs and seeing Lala with many bags, fall down in the street, many times per day. Sahara, Bizerte, Carthage, Hammamet, El Jem, Medina, Souk. At the beach and desert. At sunrise and sunset. Being in front of President’s house in a very historic moment. Being in love with Lilian’s pijamas, hearing Jessie singing with your lovely voice, listening ‘Feaaar’ each morning, afternoon and night, learning arabic together and realize so many differences and common things at the same time. Saying everyday ‘La Marsa’ and ‘No, it’s too expensive’. Getting lost, listening Ni Hao from everyone in the street, many times. We at taxis and restaurants without understanding anything in Arabic, feeling cold and huging ourselfs, our protection, help and worries with each other. Everyone together in the living room, cooking pasta with everything that we could and dying for brownies.

Eu não sabia que dizer um ‘até logo’ esperançoso pudesse apertar tanto meu coração. E nem que não ter facebook na China pudesse me afetar dessa maneira. Vou guardar cada carta, cada lembrancinha, cada memória e cada característica de vocês, comigo. E que essa lei natural dos encontros nos faça um agrado um dia desses.

I didn’t know that say ‘see you soon’ could make me feel like this. I couldn’t imagine either that China and your bad relationship with facebook could affect me, somehow. I’ll keep with me each letter, souvenirs, memories and your special way of being, for always. And please, natural destiny, make a surprise for me someday.

Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto

No comments yet

Deixe um comentário

