Skip to content

turistando a lá brasileira

11/03/2014

Durante toda essa primeira semana posso dizer que onde mais estive foi no centro de Atenas. Não consegui ainda desbravar muito a região que eu moro, até porque o calor ta passando longe daqui e na costa o vento anda bem desagradável, e nem mesmo Atenas como um todo, as ilhas ou outras cidades nos arredores. Entretanto, esse fim de semana conheci alguns lugares novos muito bacanas e dessa vez eu prometi pra mim que não vou deixar posts acumularem, pois tenho muitas dicas de lugares para visitar na Tunísia, por exemplo, mas eu enrolei e enrolei tanto que ainda não contei nada (mas eu juro que vou contar tudinho, porque vale a pena).

Na sexta-feira à noite conheci lugares muito bacanas por aqui. Primeiro fomos encontrar algumas pessoas da AIESEC em um Pub, pertinho da estação Monastiraki (linha azul). Lá tocava de Black Keys à Green Day e eu adorei o lugar. Super diferente e de bom gosto. A cerveja pela primeira vez não era tão cara como na maioria dos lugares, sendo cerca de €2,50 por um copo grande. Entretanto, se você quer curtir a noite e não gastar muito, faz do jeitinho a lá brasileiro e antes de sair compre uma cervejinha no mercado e curte com os amigos em casa, porque não vale a pena comprar em bar ou balada nunca na vida, seja no Brasil, Tunísia ou Grécia, é realmente caro! Logo depois do Pub fomos enfim conhecer a região que tem balada, restaurante e barzinho um na frente do outro, para todos os gostos e desgostos. É super fácil de chegar, só descer na estação Keramikos (linha azul). E se estiver meio perdido, só segue o fluxo de jovens no metrô, eu garanto que não vai se perder.

IMG_1994

Chegando lá fomos correndo comer um delicioso Suvlaki, lanche muito tradicional aqui e baratinho, que você pode achar por €2,00 até €4,00. Muito bem alimentados, seguimos para encontrar uma boa balada e achamos uma das melhores, na minha opinião. Eu adoro música Black e costumo curtir muito lugares que só tocam esse tipo de música. Foi o que aconteceu. Tinha gente de todo o tipo e dançando muito. Tive a oportunidade até de falar português com um pessoal da Angola. A cerveja lá era €5,00, o que me fez nem pensar em pagar mais de R$15,00 em um garrafinha de nada, mas o bom daqui  e das baladas em Tunis, é que a maioria dos lugares não cobra nada pra entrar. Ou seja, você pode sair sem gastar nadinha e se divertir muito. O metrô volta a funcionar apenas às 5h30 da manhã, e como eu não imaginava, ele fica lotado esse horário com jovens voltando da balada. Pareceu uma corrida quando o portão abriu com meninas de salto e gente morrendo de frio. O metrô aqui é absurdamente organizado e limpinho (sim, é privado), e particularmente não acho tão caro, você paga €1,40 e pode usar o mesmo ticket para ônibus e metrô por uma hora, o quanto quiser. Não duvido que tenha MUITA gente que ande simplesmente for free, porque não existe controle para entrar. Ou o pessoal daqui é muito honesto, ou eles controlam de alguma forma que a gente não percebe, pois nunca vi ninguém checando tickets em lugar algum. Como eu vou ficar aqui um bom tempo, fiz uma carteirinha de transporte por €45,00, e posso usar a vontade ônibus e metrô sem precisar comprar tickets. Para quem vai ficar mais tempo, vale a pena. Ah, e caso você tenha carteirinha internacional de estudante, ISIC (o que eu não fiz e me arrependo até a morte, já gastei muito dinheiro para entrar em museus e coisas do tipo por não ter), você paga metade. Então, façam! Na Tunísia muitos lugares aceitam e você entra de graça em Museu, Coliseu ou seja lá o que for.

Depois dessa noite descobrindo ótimos lugares, no sábado outra brasileira, diretamente de Maceió, veio dar o ar da graça em Atenas, a Carolina, que está fazendo intercâmbio na Bulgária. Fiz questão de ser a companhia para ela e poupá-la de pagar Hostel. Saímos descobrir Atenas, mesmo morrendo de frio (esse fim de semana disseram que foram os dias mais frios do inverno aqui), e achamos lugares lindos!

IMG_2009

IMG_2031

IMG_2025

IMG_2045

Primeiro desbravamos um pouquinho a região que eu moro, que é em Aglia Marina Varkiza. Chegar lá é simples também, basta pegar a linha vermelha e ir até a estação Elliniko, depois o ônibus E22, e você vai ver praias maravilhosas. Tem dois portos lindos, praias com a água absurdamente transparente, lindas montanhas e formações rochosas, barquinhos aleatórios e ótimos cafés e restaurantes. Mesmo com o frio, a caminhada valeu muito a pena.

IMG_2055

IMG_2057

IMG_2076

IMG_2079

IMG_2081

IMG_2083

Depois seguimos para o centro de Atenas e visitamos as primeiras construções da Universidade de Atenas, que hoje é usado mais para formaturas ou eventos, e a Livraria Nacional (linha vermelha, estação Panepistimo). A arquitetura antiga já me encanta facilmente, e ver os detalhes impecáveis das construções da Grécia antiga me deixou maravilhada. É realmente lindo, cada detalhe. E juro que não consigo imaginar como eles conseguiam fazer isso!

IMG_2089

IMG_2090

O Parlamento (linha vermelha, estação Syntagma) conta com dois soldadinhos estátuas humanas com roupinhas divertidas. Na minha cabeça ainda não faz sentido porque eles fazem isso. Os caras nem piscam e eu fiquei realmente com dó porque estava um frio insuportável o dia todo. Também não tive coragem no dia, mas antes de eu ir embora vou fazer algo muito especial no meio deles. Aguardem! Descendo o Parlamento, você tem o grande centro na sua frente com todas as lojas que estiver buscando, e mais pra baixo vai encontrar adoráveis restaurantes. Acrópolis fica pertinho também.

IMG_2099

IMG_2103

Visitamos durante o dia a mesma região das baladas que contei para vocês anteriormente. Estávamos super curiosas para ver o famoso cemitério Keramikos, mas infelizmente não estava aberto. Pelo que vimos do lado de fora é muito bonito e proporciona uma vista de Acrópolis lá longe. Ah, e achei também uma das pinturas feitas pelos famosos Gêmeos, grafiteiros diretamente de São Paulo para o mundo. Essa região tem outros Museus também, mas o único que passamos perto foi Technopolis e realmente não era de nosso interesse. Muita engenharia para uma Advogada e uma Administradora.

IMG_2107

IMG_2119

IMG_2125

IMG_2138

Na segunda visitamos Hadrian’s Arch, Templo de Olympian Zeus, que fica aberto apenas das 8h às 13h e só conseguimos apreciar de longe, o Zapion Exhibition & Congress Hall, que em sua volta tem jardins lindos,  e tentamos ir no Museu de Acrópolis (que é imenso), mas fica fechado toda segunda. Não foi nosso dia de sorte! Se tem uma coisa que aprendi agora é que Atenas curte ter horários limitados para turismo (talvez todo lugar no mundo), então é bom se prevenir e programar-se muito bem para não correr o risco de perder tempo. Sorte minha que ainda poderei voltar em todos esses lugares. Tudo isso fica pertinho, basta descer na estação Acropolis (linha vermelha).

IMG_2105

Não tivemos tempo para programar muito nosso turismo por Atenas. Como ela ficou apenas dois dias e acabou vindo de última hora, foi impossível visitar alguma ilha, que acredito sejam as partes mais lindas da Grécia e estou louca para ir logo. Porém pegamos o mapa (tem ótimos mapinhas para turistas for free perto de Acrópolis, não tem como se perder) e fomos na fé nos surpreender por essa cidade linda. Nossa meta foi cumprida, e foi muito bom matar um pouquinho da saudade do Brasil, mesmo só por falar o bom e velho português.

No comments yet

Deixe um comentário

