Skip to content

turistando a lá brasileira

11/03/2014

Durante toda essa primeira semana posso dizer que onde mais estive foi no centro de Atenas. Não consegui ainda desbravar muito a região que eu moro, até porque o calor ta passando longe daqui e na costa o vento anda bem desagradável, e nem mesmo Atenas como um todo, as ilhas ou outras cidades nos arredores. Entretanto, esse fim de semana conheci alguns lugares novos muito bacanas e dessa vez eu prometi pra mim que não vou deixar posts acumularem, pois tenho muitas dicas de lugares para visitar na Tunísia, por exemplo, mas eu enrolei e enrolei tanto que ainda não contei nada (mas eu juro que vou contar tudinho, porque vale a pena).

Na sexta-feira à noite conheci lugares muito bacanas por aqui. Primeiro fomos encontrar algumas pessoas da AIESEC em um Pub, pertinho da estação Monastiraki (linha azul). Lá tocava de Black Keys à Green Day e eu adorei o lugar. Super diferente e de bom gosto. A cerveja pela primeira vez não era tão cara como na maioria dos lugares, sendo cerca de €2,50 por um copo grande. Entretanto, se você quer curtir a noite e não gastar muito, faz do jeitinho a lá brasileiro e antes de sair compre uma cervejinha no mercado e curte com os amigos em casa, porque não vale a pena comprar em bar ou balada nunca na vida, seja no Brasil, Tunísia ou Grécia, é realmente caro! Logo depois do Pub fomos enfim conhecer a região que tem balada, restaurante e barzinho um na frente do outro, para todos os gostos e desgostos. É super fácil de chegar, só descer na estação Keramikos (linha azul). E se estiver meio perdido, só segue o fluxo de jovens no metrô, eu garanto que não vai se perder.

Chegando lá fomos correndo comer um delicioso Suvlaki, lanche muito tradicional aqui e baratinho, que você pode achar por €2,00 até €4,00. Muito bem alimentados, seguimos para encontrar uma boa balada e achamos uma das melhores, na minha opinião. Eu adoro música Black e costumo curtir muito lugares que só tocam esse tipo de música. Foi o que aconteceu. Tinha gente de todo o tipo e dançando muito. Tive a oportunidade até de falar português com um pessoal da Angola. A cerveja lá era €5,00, o que me fez nem pensar em pagar mais de R$15,00 em um garrafinha de nada, mas o bom daqui  e das baladas em Tunis, é que a maioria dos lugares não cobra nada pra entrar. Ou seja, você pode sair sem gastar nadinha e se divertir muito. O metrô volta a funcionar apenas às 5h30 da manhã, e como eu não imaginava, ele fica lotado esse horário com jovens voltando da balada. Pareceu uma corrida quando o portão abriu com meninas de salto e gente morrendo de frio. O metrô aqui é absurdamente organizado e limpinho (sim, é privado), e particularmente não acho tão caro, você paga €1,40 e pode usar o mesmo ticket para ônibus e metrô por uma hora, o quanto quiser. Não duvido que tenha MUITA gente que ande simplesmente for free, porque não existe controle para entrar. Ou o pessoal daqui é muito honesto, ou eles controlam de alguma forma que a gente não percebe, pois nunca vi ninguém checando tickets em lugar algum. Como eu vou ficar aqui um bom tempo, fiz uma carteirinha de transporte por €45,00, e posso usar a vontade ônibus e metrô sem precisar comprar tickets. Para quem vai ficar mais tempo, vale a pena. Ah, e caso você tenha carteirinha internacional de estudante, ISIC (o que eu não fiz e me arrependo até a morte, já gastei muito dinheiro para entrar em museus e coisas do tipo por não ter), você paga metade. Então, façam! Na Tunísia muitos lugares aceitam e você entra de graça em Museu, Coliseu ou seja lá o que for.

Depois dessa noite descobrindo ótimos lugares, no sábado outra brasileira, diretamente de Maceió, veio dar o ar da graça em Atenas, a Carolina, que está fazendo intercâmbio na Bulgária. Fiz questão de ser a companhia para ela e poupá-la de pagar Hostel. Saímos descobrir Atenas, mesmo morrendo de frio (esse fim de semana disseram que foram os dias mais frios do inverno aqui), e achamos lugares lindos!

Primeiro desbravamos um pouquinho a região que eu moro, que é em Aglia Marina Varkiza. Chegar lá é simples também, basta pegar a linha vermelha e ir até a estação Elliniko, depois o ônibus E22, e você vai ver praias maravilhosas. Tem dois portos lindos, praias com a água absurdamente transparente, lindas montanhas e formações rochosas, barquinhos aleatórios e ótimos cafés e restaurantes. Mesmo com o frio, a caminhada valeu muito a pena.

Depois seguimos para o centro de Atenas e visitamos as primeiras construções da Universidade de Atenas, que hoje é usado mais para formaturas ou eventos, e a Livraria Nacional (linha vermelha, estação Panepistimo). A arquitetura antiga já me encanta facilmente, e ver os detalhes impecáveis das construções da Grécia antiga me deixou maravilhada. É realmente lindo, cada detalhe. E juro que não consigo imaginar como eles conseguiam fazer isso!

O Parlamento (linha vermelha, estação Syntagma) conta com dois soldadinhos estátuas humanas com roupinhas divertidas. Na minha cabeça ainda não faz sentido porque eles fazem isso. Os caras nem piscam e eu fiquei realmente com dó porque estava um frio insuportável o dia todo. Também não tive coragem no dia, mas antes de eu ir embora vou fazer algo muito especial no meio deles. Aguardem! Descendo o Parlamento, você tem o grande centro na sua frente com todas as lojas que estiver buscando, e mais pra baixo vai encontrar adoráveis restaurantes. Acrópolis fica pertinho também.

Visitamos durante o dia a mesma região das baladas que contei para vocês anteriormente. Estávamos super curiosas para ver o famoso cemitério Keramikos, mas infelizmente não estava aberto. Pelo que vimos do lado de fora é muito bonito e proporciona uma vista de Acrópolis lá longe. Ah, e achei também uma das pinturas feitas pelos famosos Gêmeos, grafiteiros diretamente de São Paulo para o mundo. Essa região tem outros Museus também, mas o único que passamos perto foi Technopolis e realmente não era de nosso interesse. Muita engenharia para uma Advogada e uma Administradora.

Na segunda visitamos Hadrian’s Arch, Templo de Olympian Zeus, que fica aberto apenas das 8h às 13h e só conseguimos apreciar de longe, o Zapion Exhibition & Congress Hall, que em sua volta tem jardins lindos,  e tentamos ir no Museu de Acrópolis (que é imenso), mas fica fechado toda segunda. Não foi nosso dia de sorte! Se tem uma coisa que aprendi agora é que Atenas curte ter horários limitados para turismo (talvez todo lugar no mundo), então é bom se prevenir e programar-se muito bem para não correr o risco de perder tempo. Sorte minha que ainda poderei voltar em todos esses lugares. Tudo isso fica pertinho, basta descer na estação Acropolis (linha vermelha).

Não tivemos tempo para programar muito nosso turismo por Atenas. Como ela ficou apenas dois dias e acabou vindo de última hora, foi impossível visitar alguma ilha, que acredito sejam as partes mais lindas da Grécia e estou louca para ir logo. Porém pegamos o mapa (tem ótimos mapinhas para turistas for free perto de Acrópolis, não tem como se perder) e fomos na fé nos surpreender por essa cidade linda. Nossa meta foi cumprida, e foi muito bom matar um pouquinho da saudade do Brasil, mesmo só por falar o bom e velho português.