Skip to content

No Mediterrâneo

17/03/2014

Se tem uma coisa que eu escutei enquanto estava na Tunísia foi: “Volte aqui no verão, é muito melhor!”. Definitivamente eu quero voltar naquele país um dia e pretendo seguir esse conselho, afinal, não foi fácil ver tantas praias lindas e só conseguir molhar os pés, mesmo congelando-os. Mas como eu iria embora sem entrar no mar do mediterrâneo?

Tunis traz um clima de praia e verão muito forte. Talvez sejam os coqueiros e palmeiras por todos os cantos ou todas as casas branquinhas. Realmente traz a sensação de que no verão aquilo deve se transformar completamente, as praias ficam cheias e, por incrível que pareça, as mulheres podem usar roupas de banho, coisa que eu perguntei várias vezes, pois só por não usar véu os homens se empolgam demais. Os cafés e restaurantes na beira da praia devem viver lotados e talvez eles bebam cerveja mais gelada no verão, porque afinal no inverno não está lá trincando como o bom brasileiro gosta.

Um dos lugares que com toda certeza deve encher de gente é Sidi Bou Said, um clássico da Tunísia, uma semelhança com Santorini (Grécia) e uma vista incrível. Tudo branquinho e azul, um porto, um café que deve lucrar muito e pura paz de frente ao Mediterrâneo. E lá você até tem o prazer de ver a bandeira do Brasil, na embaixada brasileira.

IMG_0351

IMG_0342

IMG_0344

IMG_0380

IMG_0356

IMG_0376

IMG_0346

IMG_0362

IMG_0377

IMG_0379

IMG_0398

IMG_0401

IMG_0440

IMG_0439

IMG_0443

IMG_0451

IMG_0459

IMG_0460

IMG_0467

Não se assuste se você estiver na praia relaxando e de repente aparecer um camelo do seu lado. A praia em La Marsa me proporcionou essa peculiaridade. E me proporcionou também uma das melhores baladas que já fui com o mar bem embaixo de mim. Opção de música diferente todos os dias, mas na quinta-feira o Plug ganhou meu coração com a música black, competições de dança na maior naturalidade e o segurança grande e alto de dreads com seu companheiro anão. Tipo assim, bem coisa de filme.

IMG_1933

IMG_1885

IMG_1865

IMG_1866

IMG_1870

Agora eu tenho o prazer de lhes ensinar como viajar para outras cidades por um bom preço. A Tunísia além de taxis grandes, conta com Loyages, que te levam por um preço amigo para grandes distâncias. Era muito fácil para eu e as meninas estarmos sempre pra lá e pra cá, especialmente porque normalmente estávamos em 8 pessoas, e o loyage parecia privado para nós. Foi assim que chegamos em Hammamet, que no inverno não é lá tão atrativo, mas mais uma vez, no verão aquilo deve ser outra coisa. E além disso tem a melhor (e mais cara) lojinha de souvenir que encontrei na Tunísia. Coisas lindas de morrer! E o dia terminou com a famosa cerveja tunisiana, Celtia.

IMG_0787

IMG_0790

IMG_0897

IMG_0900

DSC_4357

IMG_0809

IMG_0903

IMG_0791

DSC_4368

DSC_4397

IMG_0991

IMG_0969

IMG_1009

IMG_0968

IMG_1008

Bizerte me desagradou em um ponto. Lá os homens realmente pareciam estar no cio ou era o tal do machismo mesmo. Primeiro não se via mulheres nas ruas. Eram só homens, e muitos, por todos os cafés e restaurantes, lotados! Nós não tivemos paz naquele dia, mas nossa sorte é que não entendemos árabe. Fiquei indignada com o que tivemos que aguentar e o medo que passamos. Nem acredito que passou pela minha mente colocar um véu para ter mais paz, pois fazer isso no fim só iria contra o que eu acredito, na minha liberdade como mulher. Entretanto eu senti vontade de ter essa experiência só para ver como o tratamento deles iria mudar, mas ficou só na vontade. Podem me dizer que é por ser outra religião e cultura. Sim eu sei que existem esses fatores, mas no fim acredito vá muito além disso. Vai de um pensamento que está presente em toda e qualquer sociedade, país ou história, e me tortura sentir medo e desconforto dessa forma, simplesmente por ser mulher. Colocar a culpa em um véu é afirmar que isso é normal. Mas deixemos minha inconformidade de lado, pois no fim, tudo foi recompensado pelas belezas que Bizerte me proporcionou. Foi com certeza um dos lugares que mais gostei. Caminhamos por tudo aquilo e o visual melhorava a cada segundo.

IMG_1337

IMG_1343

b

IMG_1359

IMG_1376

IMG_1377

IMG_1379

IMG_1383

IMG_1390

IMG_1395

IMG_1398

IMG_1406

IMG_1426

IMG_1448

IMG_1521

IMG_1527

IMG_1469

Eu quero você no verão, Tunísia!

No comments yet

Deixe um comentário

