Skip to content

A minha conclusão é: viaje!

08/09/2014

De repente me bate uma saudade. Às vezes quando eu paro para pensar em tudo o que eu vivi naqueles seis meses e meio nem parece real. Parece tudo um sonho, algo tão distante. Você pensa que atravessou o oceano sobre os ares, que conheceu todas aquelas pessoas, que esteve tão frágil sem nem se dar conta, tão longe de casa, em outros mundos, com outros temperos tão estranhos e pensamentos tão distintos do seu. E você encontrou partes de todo o planeta nos mesmos lugares.

Eu não consigo explicar o quanto mudei em todo esse tempo, mensurar o quanto eu cresci, o quanto superei barreiras que eu nem me dava conta que existiam. Eu quando lembro sinto orgulho de mim, pois eu não tive preconceito algum, não tive mente fechada em momento nenhum. Eu fui para ser do mundo, como fosse e como viesse. Mesmo com medo algumas vezes, mas eu estava me entregando ali, já quando decidi que iria.

Hoje eu me sinto capaz de dizer algumas coisas que eu aprendi e que seriam quase que como conselhos.

Abra sua mente

A atitude mais estúpida com você e com os outros é viajar bloqueado, com a cabeça fechada, com preconceitos, com nojo ou frescura. Primeiro de tudo, você está entrando em outro mundo, outra cultura, outro universo, e para eles tudo aquilo é normal. O mínimo que você deve ter é respeito, afinal, o estranho lá é você. Por mais que você respeite, se tiver a cabeça fechada e não experimentar o novo, não se esforçar para entender os significados das coisas, não experimentar ou procurar viver apenas por alguns minutos da mesma maneira que eles, você não imagina o quanto estará perdendo. Hoje se eu pudesse iria para China, Índia ou África do Sul, pois eu descobri que é no diferente que está a graça. Se entregue!

IMG_1762

O novo, o diferente… O mundo tem o poder de te renovar

Eu não sei como isso pode ser algo tão forte, mas comigo foi. Eu me renovei absolutamente, me inspirava em tudo. Fiz listas de novos planos para 2014 e não queria mais perder tempo de viver, de conhecer tudo, não queria mais perder tempo dormindo para aproveitar a vida. Basicamente foi assim que minha mente começou a trabalhar de repente. E quando você volta para sua realidade e rotina, as chances dessa motivação e renovação caírem na mesma como antes são grandes, mas trabalhe desde o início para que você mantenha isso aceso – é o que eu estou fazendo todos os dias.

IMG_5776

Uma viagem não vai te dar todas as respostas do mundo

Quando eu decidi viajar foi porque eu queria todas as respostas do mundo, era para descobrir simplesmente o que eu queria fazer da minha vida. Agradeço por antes de eu ir viajar eu me dar conta de que isso não iria acontecer, e assim não criei tantas expectativas, portanto, não me frustrei. O mundo não vai te dar essa resposta, se é que algum dia você vai descobrir.

DSC02046

Não crie expectativas (isso vale pra vida)

Eu sempre criei muitas expectativas na minha vida, e com o intercâmbio não foi diferente. Me frustrei muitas, muitas vezes. Tente parar de esperar muita coisa e apenas se deixar levar, se deixar surpreender, seja a surpresa boa ou ruim.

IMG_0678

Não existe nada, absolutamente nada, como nosso lar

Nada no mundo vai se comparar ao café da sua vó, ao clima do domingo na casa dos seus pais, a rotinas bobas que você só pode ter em casa, a como você ama seu quarto de adolescente rebelde, ao tempero que só seus pais sabem fazer. Nada no mundo se compara ao seu país, e hoje eu digo, ao Brasil. Eu nunca escondi que achava a grama do vizinho mais verde, mas me descobri uma pessoa mais patriota do que um Americano.

Toda cultura é valiosa

Uma Grega, uma Chinesa, um Holandês, uma Brasileira e um Italiano às 5 da madrugada no Mc Donalds, quando entramos em uma discussão porque uma dessas nacionalidades se considerou absolutamente melhor do que qualquer outra. Não seja essa pessoa nunca. Culturas são muito diferentes. Envolvem costumes, religião, ética, rotinas, tradições, comidas. Não existe uma cultura melhor do que outra, existe simplesmente a riqueza do mundo de poder ter tantas culturas diferentes, e meu maior prazer era conhecer a das pessoas que me rodeavam.

10006915_10154241414900235_2423214675823727112_n

Tudo o que for viver será mais intenso

É incrível a intensidade como tudo acontece quando você viaja. Seja uma paixão, seja uma amizade, seja pegar um taxi ou ver tantas letras diferentes. A saudade é mais intensa, os momentos frustrantes e cansativos, os momentos que você quer explodir de alegria. Simplesmente é uma explosão de intensidade, tudo – inclusive a saudade de casa algumas vezes.

IMG_5409

Seus limites e sua capacidade de se adaptar são muito maiores do que imagina

Viver com 11 pessoas completamente diferentes de você em uma casa com 3 quartos e dois banheiros. Ir em um jantar na casa de uma Barbie humana e comer a macarronada mais apimentada do mundo. Estar em uma ONG que só falam Árabe, uma que só falam em Turco. Usar o banheiro que se resume a um buraquinho no chão. Morar a uma hora da civilização. Você simplesmente não conhece ainda seus limites, confie em mim.

IMG_9148

Existem pessoas que você nunca mais vai ver na vida, mas elas vão mudar a sua

Esse é o ponto mais triste e feliz ao mesmo tempo. Eu fiz tantas amizades tão fortes, jurei visitar tantas pessoas, e tantas outras prometeram me ver. Eu tive Mães em cada lugar, e melhores amigos em cada canto. Todos sinceros e puramente verdadeiros. Não acho que eu vá ver sequer metade novamente na minha vida, mas todas essas pessoas, inclusive algumas que tive uma única conversa em um metrô, mudaram minha vida.

10176036_10152307610370071_5636070685416356676_n

A língua, cultura e religião não são barreiras

Isso eu posso afirmar com toda a certeza desse mundo. Desde o amor que senti e recebi por crianças que só falavam Árabe, até me sentir tão conectada com meninas Turcas absolutamente diferentes de mim, do meu estilo de vida e pensamento sobre muitas coisas. Nunca nenhum desses fatores foi uma barreira, aliás, chegaram a ser oportunidades, como exemplo a casa onde morei com duas meninas que não falavam inglês, mas quando fui embora, conseguíamos nos comunicar sem precisar do google.

IMG_9223 - Cópia

Se nada der errado, não deu certo

Eu lembro que antes de viajar eu já tinha esse pensamento na cabeça. Eu queria me perder, nem que fosse uma vez sequer, e no fim não foi apenas uma. Queria que tivessem problemas, que eu precisasse dar um jeito. Foram os momentos que proporcionaram mais risada, mesmo que só alguns minutos depois de me encontrar, e os momentos em que conheci os lugares que nunca teria visto se eu seguisse apenas o roteiro.

995057_10151938506431819_57512295_n

Viaje sozinho ao menos uma vez na vida

Se você viajar rodeado de pessoas, e especialmente de brasileiros, você dificilmente irá sair da sua zona de conforto, irá se preocupar em olhar o mapa, em descobrir como compra o ticket do metrô, ou em conhecer pessoas novas. Além disso, quando se viaja sozinho você se dá muito mais liberdade, especialmente para ser quem você quer ser.

IMG_6197

Você vai se conhecer

Antes de viajar eu já andava na fase da vida de puro auto conhecimento, mas viajar faz isso se tornar muito mais forte, especialmente por te colocar em situações que você não imaginava, ou diante de tanta novidade que você acaba por ir se descobrindo sem esforço algum.

Aproveite cada segundo

Escute esse conselho! Não diga não a novas oportunidades e a convites, se desconecte da rotina e pessoas que você deixou para trás e aproveite o momento. Por mais que você volte ao mesmo lugar outra vez na vida, nunca será a mesma coisa. Se entregue, viva, durma pouco, aproveite e faça tudo o que sentir vontade, mesmo que alguém ache ridículo. Você não tem ideia do quanto essa experiência vai ser incomparável!

One Comment leave one →
  1. Giovana Castelani Andreotti permalink
    08/09/2014 10:27 PM

    Sensacional, bázinha! :)

Deixe um comentário

