Skip to content

Um café na Turquia

29/05/2015

Eu não sei bem de onde surgiu o imenso apreço que tenho pelo Café. Talvez seja pela tradição de uma família descendente de Italianos em que ele torna-se obrigatório a cada ida na casa da Vó. Independente de onde veio esse gosto, eu fui criando um hábito de curtir essa bebida além do seu gosto e criar quase que um ritual em torno dele. Tomar uma xícara de café parece se inserir perfeitamente na socialização, em um momento para relaxar, de mais 5 minutinhos curtindo o pós almoço sem se preocupar com a louça suja, da pausa para uma conversa rápida – ou bem longa, do momento em que você se serve com ele ainda soltando aquela fumacinha e de repente surge uma inspiração, e aí ele te acompanha como um belo de um motivador.

Talvez seja todo esse contexto que me fez ficar surpresa e encantada com a Tunísia e a Turquia. Esses dois países em especial são verdadeiros adeptos não apenas de café, mas aos cafés. A decoração de cada um deles é única, e acredite, por cada esquina que você passa, irá encontrar no mínimo um. Eles vão desde cafés com Karaokê, luzes coloridas, puffs, sacada, com narguilés, ao ar livre, jogos de mesa, muita fumaça de cigarro, tapetes com estampas tipicamente Árabes e Turcas, leitores de borra de café e cartas, temas e por aí vai.

Falando em especial da Turquia, eu morei em uma cidade universitária e bem tradicional. Para ajudar a ilustrar esse lugar, pense em Maringá, mas substitua todos os bares e baladas da cidade por cafés. Prazer, Gaziantep! Por lá, os jovens comemoram aniversários, chamam para um encontro ou saem com os amigos em um sábado a noite para cafés, apenas e simplesmente. Sinceramente foi um grande choque cultural para mim, pois por mais que lá morassem muitos jovens, a realidade de duas cidades universitárias consegue mostrar estilos de vida bem diferentes.

Como uma verdadeira adepta ao café e chá, os cafés de lá me deixaram maravilhada com o aconchego e decorações tão incríveis e diferentes. Os Turcos sabem bem como climatizar um ambiente para curtir um cafezinho. Um em especial me marcou muito, o Cinema Café, em Gaziantep. A decoração é toda inspirada em filmes, música e grandes personalidades, além de também ser um cinema em horários específicos. Ele fica na região que mais me encantou naquela cidade, a sua parte mais antiga. As ruas são minúsculas e é bem fácil se perder no meio daquele labirinto, mas a cada portinha que você encontra andando por elas, fica curioso para saber o que tem por trás de cada uma. Lá tem até mesmo ovelhinhas como animaizinhos de estimação, e esse definitivamente tornou-se um dos lugares que eu prometi um dia voltar.

IMG_5231

cafe12

cafe7

cafe1

café2

cafe4

cafe5

cafe6

cafe8

cafe9

cafe10

cafe11

No comments yet

Deixe um comentário

